Depois das ações do Outubro Rosa, campanha mundial que reúne diversas inciativas com o objetivo conscientizar para a importância da prevenção, detecção precoce e combate ao do câncer de mama, o foco das atenções se volta para o público masculino. Desde 2012, no mês de novembro, diversas entidades brasileiras e internacionais divulgam uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata: o Novembro Azul.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, este é o segundo tipo mais comum de câncer, atrás apenas dos casos de câncer de pele. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece em homens, sobretudo na terceira idade, a partir dos 65 anos. Todos os anos são descobertos 68 mil novos casos da doença e, desses, quase 14 mil acabam em morte.
Apesar de importante, muitos têm preconceito em relação ao exame de próstata por se tratar de um procedimento com toque. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista. Para o Instituto Lado a Lado, criador do Novembro Azul, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização do acompanhamento periódico.
Listamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a doença. Aproveite o Novembro Azul para se informar.
O que é a doença falada na campanha Novembro Azul: o câncer de próstata?
A próstata é uma glândula masculina localizada na parte inferior do abdômen, abaixo da bexiga, responsável por produzir parte do sêmen. Geralmente, o câncer de próstata não causa sintomas e cresce lentamente. De acordo com o INCA, a maioria dos tumores cresce lentamente, podendo levar até 15 anos e atingir cerca de 1 cm³. No entanto, alguns deles podem se desenvolver rapidamente, atingindo outros órgãos, caso não sejam tratados.
Conheças as seis maiores ameaças para a saúde do homem.
Quais são os fatores de risco?
Os fatores de risco são: idade acima de 50 anos, histórico familiar, alimentação inadequada, excesso de peso e sedentarismo. Além disso, os negros, por fatores genéticos, estão mais propícios a desenvolver a doença em um grau mais avançado.
Como se prevenir?
Que tal estipular o Novembro Azul como data para refazer seus exames anuais? A prevenção desse câncer pode ser feita através de exame físico (toque retal) e laboratorial, de sangue (dosagem de PSA) que devem ser realizados juntos, anualmente, a partir dos 45 anos de idade, especialmente quando há histórico de câncer na família. A detecção precoce da doença aumenta em 90% as chances de cura.
Conheça os exames que fazem o diagnóstico do câncer de próstata.
Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes também ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas. Também é recomendado ter hábitos saudáveis, como fazer, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas por dia.
Prevenir já é um bom começo, mas para proteger também o bolso o ideal é contratar um seguro que te ajuda na hora de um diagnóstico de doenças graves. Conheça nosso Seguro de Vida Prevenção e faça uma simulação voltada para a sua necessidade de proteção financeira, especialmente se você se encontra no grupo de risco.