Pai de primeira viagem: como se preparar?

Definitivamente eles não vêm com manual de instrução. Antes mesmo de chegar a hora de trocar fraldas, aprender o significado do choro, das carinhas e expressões, os filhos e a gravidez já causam muitas mudanças na rotina do casal. O fato é um filho traz dúvidas e inseguranças para o pai de primeira viagem que podem ser superadas mais facilmente se tanto o pai, quanto a mãe permanecerem juntos.

Então, se você é pai de primeira viagem, aqui vão algumas dicas para ajudar a sua parceira desde a descoberta da gravidez até o momento de planejar o futuro do seu filho.

Durante a gravidez

Prepare-se para a paternidade

Depois da notícia, e da alegria que vem junto com ela, é hora de começar a se preparar para a paternidade. Já existem cursos para pais que ensinam como dar o primeiro banho, trocar fralda, dicas para a hora do parto, entre outras informações que podem ajudar você a vivenciar com sua esposa as descobertas desse momento. Participar de todas as etapas vai ajudar você a amadurecer a ideia do que é o papel de um pai até a chegada do bebê, além de fortalecer o relacionamento do casal.

Ajude a cuidar da segurança do bebê

A chegada do bebê requer alguns cuidados. Um deles é a montagem do quarto. Dê preferência a móveis com cantos arredondados, para evitar as temidas quinas que podem causar acidentes nos primeiros passos. Lembre-se que em algum momento, você vai ter que expandir esses cuidados para o resto da casa também: retire objetos pontudos, de vidro, mesas de centro e tudo que possa machucar o neném quando ele começar a engatinhar.

pai de primeira viagem e mãe grávida seguram sapatinhos para o bebê

Participe da compra do enxoval

Provavelmente a sua mulher vai querer decidir o tipo de roupinhas e acessórios que vocês irão comprar, mas você pode ajudá-la na compra dos itens genéricos que fazem parte do enxoval, como: fraldas, algodão, sabonete, lenços umedecidos, pomadas anti-assaduras e etc. Você também pode ajudar a sua parceira na escolha e pesquisa de preços de itens essenciais como: o carrinho de bebê, o berço, o bebê-conforto e outros.

Depois da gravidez

Cuide do registro civil

Se você trabalha com carteira assinada, tem direito à licença paternidade de até 20 dias. Aproveite o período fora do trabalho para tomar a primeira providência após o nascimento, que é o registro da criança em um cartório. Para fazer o documento, você deve levar a Declaração de Nascido Vivo, fornecida pela maternidade.

Curta o bebê

Nos demais dias, curta bastante o bebê e aproveite para dar um descanso para a mais nova mamãe. Ela precisará muito do seu apoio e você não deve ter medo de perguntar como ajuda-la.

Pai de primeira viagem brinca com a filha no tapete

Planeje o futuro do seu filho

Você é responsável por ajudar seu bebê a se preparar para a vida e ter uma boa educação, dentro e fora de casa. É importante garantir que ele estará preparado para seguir o caminho que escolher.

Mas como fazer? isso? Reservar por mês uma parte do seu orçamento para um investimento é uma alternativa que facilitará a vida do seu filho quando ele puder decidir, por exemplo, qual carreira seguir. Até lá, tão importante quanto isto é você garantir que poderá fazer frente às despesas que suportarão o crescimento dele, ou seja, sua renda deverá estar protegida.

Portanto, Previdência Privada e Seguro de Vida são palavras importantes para você neste momento, e começar a conhecer quais são as suas necessidades, também.

Por Mongeral Aegon

Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon