Quem nunca ouviu ou disse a frase “quero ficar rico” que atire a primeira pedra, não é mesmo? Seja para realizar um sonho antigo ou mesmo para levar uma vida tranquila, é difícil encontrar alguém que, em certo ponto da vida, não desejasse ter mais recursos e melhores condições financeiras.
Cada um tem seus motivos. Mas o que realmente leva uma pessoa a ser rica pode ser resumido em um conjunto de várias boas práticas — e claro, muito trabalho honesto.
Se você também faz parte do time das pessoas que estão preparadas para alcançar o sucesso financeiro, este conteúdo é para você! Aqui listamos 6 atitudes imprescindíveis que podem te ajudar a chegar lá. Acompanhe!
Como ficar rico?
1. Defina seus objetivos
Estabelecer seus objetivos financeiros de forma clara vai ajudá-lo a montar um plano de investimentos. Para isso, encontre o que motiva você a melhorar suas condições financeiras, como: adquirir a casa própria, trocar de carro, garantir uma aposentadoria tranquila, viajar o mundo, ser dono do próprio negócio etc.
Por exemplo, se o seu sonho é comprar a casa própria, é importante ter uma noção do valor que precisa para adquirir o imóvel ideal, além de saber se suas receitas e economias são suficientes para mantê-lo. Ter os objetivos em mente é o primeiro passo para que você tenha motivação para seguir no caminho até atingi-los.
Ao elencar as metas e ter essas informações em mãos, você terá uma boa noção de quanto dinheiro e tempo precisa para realizar seus sonhos.
2. Estabeleça hábitos de acordo com seu propósito
Muitas ações do dia a dia são tomadas por meio de hábitos, em geral inconscientes e disparados por gatilhos mentais construídos no passado. Sabendo disso, um passo importante a ser tomado na sua estrada para ficar rico é reprogramar totalmente a rotina.
Comece eliminando hábitos destrutivos, como usar redes sociais o dia inteiro e por motivos rasos. Troque-os por costumes que elevem a sua capacidade de construir riquezas. Ao estabelecer essas boas práticas, você será capaz de escolher atitudes fundamentais para alcançar os objetivos de poupar e investir, por exemplo.
Vale destacar que bons hábitos influenciam todas as áreas da sua vida. Por exemplo, práticas saudáveis como alimentação regulada e exercícios físicos motivam a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de aprendizado. Logo, uma boa rotina pessoal e profissional facilita também a busca pelo sucesso financeiro.
3. Dedique seu tempo ao planejamento financeiro
O terceiro passo para quem vive pensando “quero ficar rico” é montar um planejamento financeiro, algo que pode fazer toda a diferença no alcance dos objetivos listados anteriormente.
É preciso manter os pés no chão e começar pelo básico: garantir que você, necessariamente, gaste menos do que ganha. Caso você tenha dívidas, deve trabalhar para quitá-las antes de avançar para as etapas seguintes. Ninguém consegue economizar ou enriquecer sem se livrar das dívidas ou sem ter receitas maiores do que as despesas.
A melhor forma de começar a organização financeira é ficar atento a alguns elementos essenciais, como saber com exatidão quanto você ganha todos os meses — excluindo os impostos e descontos. Liste também quais são as suas despesas, identificando-as preferencialmente em categorias:
• despesas recorrentes e necessárias: aluguel, energia, água, condomínio, alimentos, telefone/celular, entre outros;
• despesas supérfluas: balada, restaurantes, compras, presentes etc.
Essa classificação permite que você se organize, identifique onde está gastando dinheiro e aponte possíveis pontos de corte. Caso seja necessário, faça ajustes específicos no orçamento. Evite contrair novas dívidas e, sempre que possível, prefira realizar compras à vista.
Essas medidas ajudam você a ficar a par do orçamento familiar e se manter realista. Elas também aumentam as chances de atingir seus objetivos financeiros, pois permitem quantificar o quão próximo ou distante você está de alcançá-los.
4. Use a tecnologia para ajudar a controlar gastos
Relacionado à dica anterior, aproveite a vasta facilidade oferecida pela tecnologia: utilize esse recurso para controlar seus gastos e organizar suas atividades financeiras! Os aplicativos e ferramentas disponíveis são de fácil acesso e podem se transformar em grandes aliados na busca pela riqueza.
Além disso, eles ajudam você a dedicar tempo a aspectos que realmente podem fazer a diferença, como a do tópico a seguir.
5. Invista da maneira certa
Investir é um fator fundamental do processo. É recomendável que você diversifique as aplicações em ativos de diferentes riscos, maximizando assim sua rentabilidade. Contudo, não há problema se você é novato no assunto e acredita que não conseguirá investir sozinho.
Hoje em dia, empresas e profissionais especializados em planejamento de investimentos trabalham justamente com o foco de ajudar investidores iniciantes nessa tarefa. Mais uma vez, a tecnologia pode ser sua aliada, já que existem ferramentas gratuitas para auxiliá-lo no caminho.
Nesse caso, a primeira etapa é entender o seu perfil de investidor e ter clareza de quais são seus objetivos de vida. A partir daí, é possível escolher os ativos que farão parte da sua carteira de investimentos e começar a obter retornos consideráveis.
6. Tenha foco e atitude positiva
Como sabemos, ser rico é um sonho de muitos, mas uma realidade de poucos. O que diferencia essa pequena parte da população é o foco.
Essas pessoas sabem o que querem e aonde desejam chegar. Além de trabalhar duro durante a jornada, os indivíduos ricos mantêm uma atitude positiva frente aos percalços do caminho, seguindo perseverantes naquilo a que se destinaram.
Por isso, não perca as esperanças quando as coisas parecerem mais difíceis do que você imaginava. Aprenda com as suas falhas, estude para que elas não se repitam e tente novamente. Assim como mencionamos acima, tudo é uma questão de costume. Portanto, escolha criar hábitos que guiem você ao sucesso.
Enriquecer de forma sólida não acontece em um passe de mágica ou do dia para a noite. Você precisa encontrar um equilíbrio entre tempo, motivação, trabalho e dedicação para alcançar esse propósito. Contudo, ao adotar as atitudes que listamos aqui, o objetivo “quero ficar rico” certamente estará mais próximo.
Agora que você já conhece essas dicas, confira nosso post sobre como organizar seus sonhos e planos para tirá-los do papel!