Dicas para se planejar para o Imposto de Renda 2016

Entenda o que é DIRF

Você já está se programando para acertar as contas com o Leão? De acordo com o calendário da Receita Federal, o prazo de preenchimento da declaração começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015. Quem estiver abaixo desta faixa é considerado isento e, por isso, não precisa declarar o imposto de renda.

Confira 4 dicas que preparamos para ajudar você na hora de preencher a declaração do imposto de renda 2016.

1. Não deixe sua declaração para a última hora

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo recebem antes, caso tenham direito, as restituições do Imposto de Renda que geralmente são divididas em sete lotes e pagas entre os meses de junho e dezembro.

2. Importe os dados da declaração do ano anterior

Se você salvou o arquivo da declaração do ano anterior pode importar os dados do documento de 2014 para o de 2015 e facilitar seu preenchimento. O programa IRPF 2016para preencher a declaração já está disponível no site da Receita Federal..

3. Junte os documentos em uma única pasta

Quem guarda gradativamente os recibos de despesas dedutíveis, tais como gastos com saúde e educação, tem mais facilidade para preencher a declaração completa, já que este tipo de despesa necessita ser comprovada junto à Receita Federal.

4. Solicite seus informes de rendimento

As fontes pagadoras são obrigadas a fornecer os informes de rendimentos tributáveis até o final do mês de fevereiro, por isso os contribuintes precisam ficar de olho no prazo para recebimento pelo correio. Já os informes dos bancos podem ser emitidos pela internet.

Se você ainda tiver dúvidas sobre os documentos que precisa separar antes de preencher sua declaração, confira nossa lista com os comprovantes mais importantes e não se atrapalhe com o prazo do envio.

Por Mongeral Aegon

Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon Mongeral Aegon