Você é profissional liberal e, agora, está com dúvidas sobre como realizar a sua declaração do Imposto de Renda? Não se preocupe! Você chegou ao lugar certo!
Profissionais sem vínculo empregatício devem ter cuidados específicos para realizar a sua declaração e nós vamos lhe ajudar nesta tarefa de domar o leão. Assim, o risco de você ter problemas com a Receita diminui!
Confira o vídeo com o passo a passo para preencher corretamente os formulários da declaração.
Mas, afinal, como profissional liberal declara Imposto de Renda?
Um cuidado essencial é a organização. Separe todos os documentos necessários, realizando a sua declaração com antecedência. Mesmo que você esteja isento de declarar o IR, é indicado que você faça a declaração. Assim, você terá um comprovante de rendimentos válido que poderá ser utilizado em diversas situações, como em financiamento de imóveis, por exemplo.
Leia mais: Dicas para se planejar para o Imposto de Renda 2016
É necessário também avaliar se os seus rendimentos são provenientes de pessoas jurídicas ou físicas.
Pessoas jurídicas
Caso a sua renda venha de serviços prestados a pessoas jurídicas, basta solicitar o informe de rendimentos às instituições para as quais você prestou serviços em 2015. E, com a documentação, realizar o preenchimento da ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”, no programa da Receita Federal.
Pessoas físicas
Se a renda for proveniente de pessoas físicas, a declaração deve acontecer na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”. Neste caso, basta importar os valores informados no Carnê-Leão, que deverá estar em dia!
O Carnê-Leão é um imposto recolhido mensalmente e é obrigatório para quem não tem vínculo empregatício e recebe rendimentos de pessoas físicas.
Uma novidade para o Imposto de Renda 2016 é a obrigatoriedade de informar o CPF das pessoas físicas para quem foram prestados serviços durante o ano de 2015. Antes, somente o valor total por mês precisava ser informado. Assim, a Receita poderá cruzar as informações de quem pagou pelos serviços com os dados declarados pelos profissionais liberais.
Mas, independentemente de ter recebido de pessoa física ou jurídica, quais gastos podem ser deduzidos do IR?
Despesas dedutíveis são aquelas que amortizam a base de cálculo do IR. O valor destes gastos é subtraído dos rendimentos totais, reduzindo o valor-base para cálculo do Imposto de Renda. Assim, a probabilidade de você ter direito à restituição aumenta. E, havendo imposto a pagar, o valor é consequentemente reduzido.
Leia mais: Quais despesas são deduzidas no Imposto de Renda?
Quando falamos de profissionais liberais, são consideradas dedutíveis as despesas indispensáveis à realização do seu trabalho, como – por exemplo – gastos com aluguel, no caso de consultório médico ou escritório.
Deseja ter acesso a mais exemplos de despesas dedutíveis? Gostaria de ter um material com linguagem simples e objetiva reunindo essas dicas? Confira o nosso infográfico com dicas imprescindíveis para a declaração de IR de profissionais liberais.
Fique ligado – Se você é Corretor Parceiro da Mongeral Aegon, acesse o Canal do Corretor e consulte o seu Informe de Rendimentos para declaração de Imposto de Renda 2016.