Se você tem entre 25 e 35 anos leia esse texto. Está na hora de começar a pensar em investir seu dinheiro e garantir sua independência financeira. Nessa fase da vida ainda não existem muitos gastos fixos – como pagar as contas da casa ou as despesas de um filho. Então, quanto antes começar, mais fácil será manter sua reserva para os projetos futuros. Quem sabe não dá para se aposentar antes do previsto sem depender da Previdência Social?
Na hora de investir, aparecem dúvidas de todos os cantos: no quê aplicar, quanto aplicar…Já que você tem muito chão pela frente dessa vida, pode esperar mais tempo pelos rendimentos e pode arriscar ainda mais dependendo do tipo de aplicação. Contudo é bom estar preparado, pois perder dinheiro pode fazer parte dessa trajetória.
Dicas importantes antes de apresentarmos os tipos de investimento ideais para a sua faixa etária:
Não coloque todos os ovos em uma única cesta
Distribua o dinheiro entre vários investimentos. Diversifique suas aplicações e leve em consideração quão fácil seria resgatar esse dinheiro caso precisasse (é isso que chamam de liquidez).
Entenda as pegadinhas
Às vezes a gente não percebe, mas as taxas de administração, o quanto de imposto de renda que se paga e a hora de pagar o tributo (no resgate ou na entrada) e de quanto é a rentabilidade real dos investimentos, são valores cobrados que devem ser calculados na sua conta na hora de escolher o investimento.
Acompanhe seus rendimentos
Rentabilidade real significa ter ganhos acima da inflação para que o seu dinheiro não perca o poder de compra. Por exemplo, com R$ 100 hoje você sai do mercado com menos sacolas do que sairia há 5 anos atrás. É só olhar os preços de um refrigerante ou de um produto que gostava para achar essa resposta. A inflação faz com que os preços dos produtos aumentem e seu salário perca o poder de compra se não for reajustado de acordo. Por isso, seu investimento tem que render além da inflação para ter ganhos reais.
Conheça o seu perfil de risco
O quanto você está disposto a esperar para resgatar o investimento? Como lida com eventuais perdas? Essas duas questões vão definir o seu perfil financeiro. Você é um investidor que pode esperar mais de cinco anos para retirar sua reserva? Pode mesmo? Se a resposta é sim, seu dinheiro pode ser aplicado em um investimento como ações, que oscilam mais e demoram mais a dar lucro.
Fique ligado no cenário econômico
Esteja sempre atento ao que está acontecendo no cenário político-econômico. Mudanças geram quedas e altas na bolsa, alteram taxas de juros e afetam a rentabilidade de alguns investimentos.
Leia mais: Conheça os tipos de investimentos para o seu perfil