Será mesmo que o banco online é seguro?

A tecnologia vem transformando a atuação de empresas de todos os ramos, incluindo as práticas centenárias das instituições tradicionais, como as do ramo bancário. Com isso, muita gente vem se pergunta: banco online é seguro?

Ele oferece propostas alternativas de funcionamento, que tornam os serviços mais práticos, reduzem os custos de tarifa e simplificam os processos.

Por esses motivos, os bancos online despertaram o interesse de inúmeros clientes nos últimos anos, em especial aqueles mais jovens e envolvidos com tecnologia.

Apesar disso, muita gente ainda se pergunta se banco online é seguro, e se há algum problema em abrir uma conta para manter ou investir seu dinheiro com companhias que só existem no mundo da internet.

Aqui, vamos esclarecer essa dúvida! Mostraremos as vantagens e pontos de atenção que você deve ter ao optar por essa alternativa. Acompanhe e descubra se banco online é seguro!

Banco online: é seguro abrir uma conta?

Descubra se banco online é seguro mesmo

As instituições financeiras instaladas no Brasil têm sistemas muito eficientes e com alto nível de segurança.

Os aplicativos e softwares desenvolvidos por essas empresas obrigatoriamente devem seguir as exigentes instruções de segurança determinadas pelo PCI Security Compliance Council — fórum global que determina os padrões de proteção de dados de contas.

Para garantir esse elevado grau de estabilidade, os sistemas bancários online utilizam uma série de tecnologias e artifícios, tais como:

• tempo de conexão limitado;

• navegadores específicos disponibilizados pelos próprios bancos;

• teclado virtual;

• criptografia forte;

• autenticação por senha e token.

Além disso, ainda contam com monitoramento 24 horas por dia para combater tentativas ou suspeitas de invasão.

Quais são as vantagens de ter conta em banco online?

Comodidade e economia de tempo

Em vez de perder tempo no deslocamento, na fila e na espera pelo gerente, você pode fazer tudo o que precisa — verificar seu saldo de investimentos, realizar transferências, pagar suas contas etc. — em poucos minutos pela tela do seu celular ou computador.

Pouca burocracia

Você pode acessar seu banco online a qualquer hora, inclusive nos finais de semana e feriados. A conta pode ser aberta digitalmente, sem que você tenha que se deslocar ou se incomodar com papéis.

Em outras palavras, você não se preocupa com protocolos, assinaturas, cópias de documentos e comprovantes. Quando for necessário enviar algum dado, é só tirar uma foto do celular e encaminhar pelo dispositivo mais acessível.

Diversas opções de investimento

Diferentemente das instituições tradicionais, que não focam nesses serviços, os bancos online oferecem a possibilidade de realizar investimentos. Você pode optar por modalidades como CDBs, LCIs e LCAs, diversificando sua carteira e elevando sua rentabilidade.

Baixo custo com taxas

Manter agências físicas faz com que as instituições tradicionais tenham um gasto muito maior com pessoal e infraestrutura. O banco online não enfrenta essa questão, já que o atendimento é totalmente digital.

Devido a isso, transações como DOC e TED podem ser gratuitas. O valor de manutenção costuma ser bastante menor ou inexistente. O resultado é economia e rendimento para você.

materiais educativos

Funcionalidade e simplicidade

Com um banco online, você realiza todas as suas transações com poucos cliques, de maneira rápida e fácil. Se precisar entrar em contato com a instituição, basta acessar o chat ou enviar um e-mail. O atendimento responderá rapidamente, garantindo que todos os procedimentos sejam executados com simplicidade.

Banco online é seguro? Saiba como ter garantias

Banco online é seguro? Veja quais cuidados você precisa ter

Verifique a credibilidade da instituição

Antes de abrir a uma conta e transferir o seu dinheiro, é recomendado que você pesquise sobre a credibilidade daquela instituição no mercado e junto aos seus atuais usuários para ter certeza de que o banco online é seguro.

Tenha atitudes que reforcem a sua proteção

Quando o assunto é transação de valores na web, todo cuidado é pouco. Contudo, devido às medidas de segurança adotadas pelas instituições, a maior vulnerabilidade dos aplicativos e softwares de bancos online fica do lado do usuário.

Entre as principais boas práticas, as que mais se destacam são:

• endereço do navegador: se você for acessar o site do banco, verifique sempre o endereço “http://” antes de utilizá-lo. Pessoas de má fé podem criar sites falsos que se parecem bastante com as páginas oficiais;

• e-mails e mensagens falsas: tipo de comunicação utilizada em nome do banco a fim de roubar suas informações. Essas mensagens geralmente apresentam erros de formatação e ortografia;

• dados, senhas e assinatura eletrônica: nunca forneça essas informações para ninguém;

• fonte de acesso: evite entrar nos serviços online da instituição por meio de computadores compartilhados ou redes Wi-Fi públicas.

Tomando essas precauções e aderindo a hábitos inteligentes, optar pelo internet banking é mais rápido, eficiente e muitas vezes mais seguro do que ir até uma agência física.

Entenda a diferença entre fintech e banco online

Fintechs são empresas que já nascem no meio digital, oferecendo todo um sistema que acontece sem agências físicas. Elas investem pesado em tecnologia para fazer com que os processos financeiros sejam mais ágeis.

São startups jovens que visam desenvolver novos modelos de negócio. O Nubank e o Neon são exemplos de fintechs. Já os bancos online podem ser as instituições tradicionais que, aos poucos, atualizam seus serviços para o mundo da internet.

Ambos estão sujeitos à fiscalização do Banco Central. Porém, o nível de exigência cobrado dos bancos é bem mais alto do que o das companhias de tecnologia financeira.

Com uma legislação branda e com custos de obrigações legais menores, as fintechs conseguem oferecer produtos e serviços mais baratos que os dos bancos, e com maior agilidade.

Muitas vezes, grandes bancos fecham parcerias com fintechs do ramo para usufruir do desenvolvimento tecnológico acelerado que elas apresentam e, assim, melhorar seus serviços.

As startups, por outro lado, aproveitam a base de clientes das empresas tradicionais e conquistar a oportunidade de validar a marca e se posicionar no mercado.

Considere a transformação dos bancos tradicionais

Mesmo depois de todas as dicas que citamos aqui, você ainda não se sente seguro? Saiba então que existem outras maneiras de usufruir das vantagens de um banco online.

Como mencionamos, depois das transformações trazidas por esses negócios, as instituições tradicionais se sentiram “pressionadas” a oferecer esse tipo de facilidade aos seus clientes.

Um estudo divulgado pela Cedro Insights sobre transformação digital apontou que 75% das instituições do setor financeiro já estão implementando recursos tecnológicos para atualizar seus produtos e serviços.

O trabalho contínuo da transformação digital está mudando o mindset do setor e fazendo-o chegar a níveis cada vez mais avançados, apresentando grandes progressos de serviços, atendimento e confiabilidade.

Sendo assim, a verdade é que banco online é seguro na maioria dos casos. Mas também é preciso que o usuário tenha atenção e se mantenha constantemente atualizado para se antecipar a qualquer situação que possa gerar problemas.

Seguindo as precauções e instruções que compartilhamos aqui, você pode utilizar todos os benefícios de um banco online sem preocupação!

E então, gostou de acompanhar essas dicas? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber mais informações e conteúdos relevantes como este!

seguro ideal