Você tem até dia 29/04 para enviar a sua declaração à Receita Federal. Caso entregue fora deste prazo, a multa mínima será de R$165,74. Logo, este é o momento certo de domar o leão! Não perca tempo e comece agora mesmo a fazer a sua declaração!
O primeiro passo para amansar a fera é separar os informes de rendimentos, os comprovantes de despesas e os documentos necessários para iniciar a sua declaração.
Ainda não separou os documentos? Não se sente preparado para realizar a declaração? Fique tranquilo, iremos te ajudar. Consulte o nosso infográfico 10 dicas para declarar Imposto de Renda e conheça importantes orientações sobre o tema.
Com os dados devidamente organizados, você poderá realizar a sua declaração e enviá-la à Receita. Para isto, os programas da Receita Federal devem estar instalados em sua máquina. Existem dois: um é utilizado para realizar a declaração e o outro, ReceitaNet, a envia para a Receita.
O programa da Receita Federal para realizar a declaração é de fácil utilização e já informa, por exemplo, qual modelo de declaração é mais vantajoso para você: completo ou simplificado.
Leia mais: Qual a diferença entre a declaração simplificada ou completa?
Como instalar o programa da Receita Federal para fazer a declaração?
Primeiro, acesse o site da Receita Federal . No site, realize o download dos programas de acordo com o sistema operacional que utiliza em sua máquina (Windows, MAC, Linux etc.). Caso não encontre o sistema operacional entre os relacionados, utilize a opção “Multiplataforma”.
A instalação é bem simples, basta avançar todos os passos. E, ao final, aparecerá uma mensagem confirmando a instalação. Também é possível instalar os programas em seu smartphone ou tablet, por meio do APP IRPF, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
Com os dois programas instalados, você poderá acessar o programa IRPF 2016 e iniciar a sua declaração.
Como iniciar a minha declaração de Imposto de Renda?
No programa, são apresentadas várias fichas com objetivos distintos. Você preencherá as informações de acordo com os rendimentos recebidos e as despesas realizadas durante o ano de 2015.
Em qual ficha você deve inserir os seus rendimentos? O fato de seu rendimento ser proveniente de pessoa física ou jurídica influencia a forma como você vai declará-lo? Caso tenha dependentes, onde eles serão informados?
Para facilitar o preenchimento e o envio da sua declaração, nós preparamos um passo a passo com orientações gerais sobre as fichas e os campos utilizados com maior frequência pelos contribuintes.
Assista ao nosso vídeo e visualize como é o programa antes de acessá-lo! O nosso especialista orientará você sobre como realizar a declaração e enviá-la à Receita.
Lembre-se: Ao abrir o programa, você deverá escolher se deseja importar os dados da declaração do ano anterior ou criar uma nova declaração. Se você salvou o arquivo da declaração do ano anterior na mesma máquina, aproveite as informações.
Caso tenha utilizado a aplicação de rascunho, você também poderá importar os dados, agilizando o preenchimento e otimizando o processo.
E aí? Preparado para iniciar a sua declaração? Se ainda estiver inseguro, navegue pelos nossos conteúdos e saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2016!